sexta-feira, 27 de julho de 2007

In Memoriam

**************************** AVISO **************************** Esse post contém spoilers grandes, surpreendentes e dolorosos de Harry Potter and the Deathly Hallows. Se você não deseja ser surpreendido, sugiro que pare a leitura já. Eu avisei. É a sua última chance de procurar alguma coisa menos terrível para ler. *********************************************************************













Vai ler mesmo assim?



















Okay, okay, a responsabilidade não é mais minha.















Pela memória de Fred Weasley

Se tem uma coisa que me impede de reler Harry Potter and the Deathly Hallows nesse exato momento é Fred Weasley. A morte de Fred Weasley. Esse livro – primoroso e brilhante! - me deixou chocada, horrorizada, eu tive vontade de parar de ler em vários pontos. Tudo bem que uma verdadeira guerra se formava no mundo de Rowling e que nós estávamos lidando com “o mal puro”, mas nada, digo nada mesmo, poderia me preparar para encarar a morte de um dos gêmeos Weasley.

A morte do Olho-Tonto, do Dobby, (que eu digo que senti muito mesmo, mais do que imaginaria sentir), de Colin Creevey, de Lupin e Tonks pareceram fichinha. Poucas páginas depois do tão esperado e glorioso beijo entre Ron e Hermione, Fred Weasley é assassinado por um dos Comensais da Morte enquanto lutava ao lado de seu irmão Percy. Morreu contando uma piada.

Eu entrei em estado de choque. Não consegui absorver as páginas seguintes, a única coisa que parecia importar era que Fred Weasley estava morto. Morto. Nunca mais iria dar outra tirada sensacional, nunca mais terminaria as falas do irmão, nunca mais chamaria Angelina Johnson para ir a um baile, nunca mais tiraria onda com a cara da mãe. Porque ele estava morto. Acho que não perdôo a Rowling por isso.

Fred Weasley era um cara inteligente apesar de ter tirado apenas três N.O.M´s e nunca ter terminado a escola. Ele e seu irmão gêmeo, George, passavam o dia dentro do quarto na Toca, “explodindo” coisas. Essas explosões, mais tarde, vieram a se tornar invenções e parece estranho alguém considerá-los apenas arruaceiros quando criaram todas aquelas mágicas incríveis para a loja de logros e brincadeiras. O objetivo de sua vida era trazer alegria às pessoas, tornar aquele mundo cinza em que viviam um lugar mais feliz.

Fred Weasley se importava com sua família. Importava sim, porque apesar do desejo de ser independente e ter seu próprio dinheiro, ele sempre teve orgulho de Arthur. Mesmo com todas as brigas e discussões, ele amava Molly. Ele cuidava da Ginny e ficou feliz quando Ron se tornou uma sensação do quadribol. Sua personalidade descontraída e o lema de “jamais perder a piada” não o impediu de defender os pais contra os horrores que Percy disse a eles; mas seu coração essencialmente bom fez com que perdoasse esse mesmo Percy e fez com que lutasse ao lado dele, com orgulho, até o fim.

Fred Weasley era um autêntico grifinório. Ele honrou a casa a qual pertenceu. Era nobre e corajoso, morreu na frente de batalha, defendendo o que acreditava e aqueles a quem amava. Ele não hesitou um único segundo; respondeu ao chamado de Neville, ansioso pela batalha, afinal de contas, se demorasse muito “todos os Comensais realmente bons já teriam ido” – como disse bem seu gêmeo.

Fred, assim como o fantasma do seu sorriso não deixou seu rosto na hora da morte, a chama da sua alegria jamais deixará nossos corações. Que a partir de agora não haja mais lágrimas, que lembremos de você como foi em vida: sempre sorrindo. Afinal de contas, a força do verdadeiro sentimento jamais nos deixa.

E mais uma vez temos a prova de que os livros de Rowling são mais do que apenas livros. Que seus personagens são feitos de algo que vai além de mero papel e tinta. Eles vivem de alguma forma dentro de nós. Nós choramos com eles, sorrimos com eles, vivemos com eles. Jamais os esqueceremos porque eles estão dentro de nós.


Fred Weasley

Amado irmão, filho e amigo.
“Coragem sem hesitação e nobreza diferenciam os alunos da Grifinória dos demais”.







3 comentários:

Karen Alvares disse...

ai, dona mel! aiaiaiaiaiai quer que eu chore aqui no meio do serviço? :|
menina máaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!
muito lindo o post... vamos lembrar do fred com o seu grande sorriso, mesmo que seja dificil não chorar ao pensar nele...
a jk quis nos fazer entender que nem tudo são flores, que a vida é difícil, mas os que ficam tem que continuar, mesmo que seja dificil...
aiaiai... que tristeza...
e vazio por ter acabado!
beijos, menina, lindo post ;)

Anônimo disse...

Sabe, Mel, até ler seu post, a morte do Fred era a única que eu não tinha absorvido. Não tinha chorado por ele até agora. A verdade é que a morte que mais me chocou no livro foi a do Dobby, por incrível que pareça. Acho que eu estava anestesiada pelo beijo RH... Dá pra acreditar que o Fred morreu? Um gêmeo só...

E fico feliz que alguém me entenda com relação à série. Eles são mais que papel, eles vivem dentro da gente. É como disse uma menina no Mugglenet. Dumbledore nunca morreu inteiramente porque os alunos de Hogwarts continuaram fiéis a ele; e assim como eles, o Harry não vai morrer nunca, porque todos nós, potterianos, carregamos um pouco dele com a gente, todos os dias. Milhões e milhões de horcruxes em todo o mundo de Harry Potter!

Nathália disse...

Mellll que coisa mais linda...o Fred merece essa homenagem...nem acredito que a Tia JK foi caapz de fazer algo tão cruel como matar o Fred, ela tem amis da Bella do que eu imaginava...

tah lindo esse discurso

Fred saudades...

bjo